terça-feira, agosto 29, 2006

Critica de cinema: Anjos do Sol

Seja bem vinda a cidade maravilhosa! Frase desferida sarcasticamente por uma cafetina, referindo-se ao Rio de Janeiro. Creio que a frase. Seja bem vinda ao país maravilhoso! Remete mais ao sofrimento vivido pela protagonista Maria.

O filme conta à história de Maria, garota de 12 anos que foi vendida pelo pai para um homem que a leva como mercadoria, junto com outras meninas, para uma cafetina que, logo na noite de sua chegada, faz um leilão das garotas e vende Maria e outra menina para um fazendeiro por três mil e quinhentos reais. Fazendeiro esse que comprou as meninas para presentear seu filho, pelo seu aniversario de 15 anos, de modo com que ele possa perder a virgindade. As garotas não agradam muito o fazendeiro, que no outro dia já exporta elas para uma boate, que de onde é impossível fugir, assim diz o cafetão Saraiva. Inspirado em varias histórias reais.

Boas atuações e algumas caricatas podem ser vistas na película, Antônio Caloni, como o cafetão Saraiva, mostra um ótimo trabalho, contido quando deve ser contido e muito visceral quando assim deve ser, ao contrario de Chico Diaz, na pele do comprador de meninas Tadeu, está extremamente caricato, nota-se que o ator se esforça, mas o personagem estava fadado a caricatura, pena, pois o ator sempre se apresenta bem quando possível. A menina Fernanda Carvalho faz uma atuação correta, no papel da menina Maria, surpreende sabendo-se que a menina tem apenas 14 anos e este é seu primeiro papel no cinema.

O diretor, que também assina o roteiro, mostra uma direção contida, não usando de cenas de sexo explicito, mesmo sendo um filme sobre prostituição. Isso se deve a não querer provocar polemica, também para diminuir a classificação do filme, podendo assim ser passado nas grandes emissoras de TV. Nota-se também, uma falta de competência por parte da equipe de maquiagem, quando tenta mostrar cortes nos rostos das meninas e fica notável a superficialidade.

A verdade que é demonstrada durante a projeção é aquela que os políticos não falam em suas campanhas, é aquela que não é mostrada nas pesquisas do senso. Sim a verdade das cidades ribeirinhas, do underground da cidade grande, nas beiras de estrada em que os caminhoneiros são uma companhia constante, das fazendas espalhadas pelo país. Uma verdade que os meios de comunicação insistem em não mostrar. A verdade de crianças na maioria analfabetas, como diz o cafetão: melhor porque putinha letrada fica difícil de controlar, que vivem como escravas sexuais sem direito algum, que almejam um dia um lugar ao sol.

É um filme correto, mas peca em alguns detalhes, funciona da maneira que é apresentado, mas deixa a desejar em detalhes. Mas vale como denuncia, de um Brasil pouco conhecido aos olhos do povo.

(“Anjos do sol”- Brasil – 2006 - Direção: Rudi Lagemann – Com Antônio Caloni, Chico Diaz, Vera Holtz, Otavio Augusto, Fernanda Carvalho)

3 Comments:

Blogger Edson Gandolfi said...

boa arno....gostei.

1:32 AM  
Blogger Edson Gandolfi said...

não concordo, pois acho que o seu tá melhor.

1:39 AM  
Blogger Maressah Sampaio said...

Eu não li nenhum dos dois, mas acho que o meu está melhor (eu nem fiz um).

7:48 PM  

Postar um comentário

<< Home