sexta-feira, setembro 22, 2006

Tudo que você queria saber sobre o amor, mas tinha medo de perguntar

Posso começar esse texto afirmando, que não entendo nada sobre o amor, com certeza sou a pessoa menos indicada pra tratar desse assunto, as pessoas podem perguntar o porquê desse assunto ser tão desconhecido por este que vos escreve, simples nunca amei, de verdade, vivo esse “problema”, nunca amei ninguém (este amor a qual me refiro é aquele que sentimos por outras pessoas no sentido sexual, amor familiar não será tratado). Tudo bem tenho uma facilidade tremenda de me “apaixonar”, ponho aspas nessa palavra, pois me apaixonar eu não me apaixono, na verdade eu crio ilusões na minha cabeça, que me fazem pensar que sinto algo a mais por determinada garota, como diria Joel Barish “por que eu me apaixono por toda mulher que demonstra dar um mínimo de atenção pra mim”, mas como eu já afirmei, entende-se isso como uma falsa paixão, e é isso que eu costumo sentir, mas o que eu sinto não importa.

Mas agora vocês perguntam, por que esse babaca está aqui pra falar sobre o amor??? Na verdade o titulo é apenas uma citação ao nome de um filme de Woody Allen “Tudo que você queria saber sobre sexo, mas tinha medo de perguntar”, pois posso afirmar que dúvida nenhuma irão tirar ao ler este texto, é mais fácil vocês saírem com mais dúvidas do que entraram, pois este texto serve pra eu dar vazão as minhas dúvidas, e também expor minhas opiniões, usarei de meu embasamento cinematográfico, que na verdade é minúsculo, e de assistir de fora relacionamentos alheios, pois não usarei os meus, simplesmente porque eles não existem.

O que se pode entender a respeito deste sentimento que ninguém entende? Na verdade nada, todos tentam mostrá-lo de diversas maneiras, em filmes, livros, peças de Teatro e etc, mas nenhum teve como objetivo, conceituar o sentimento, deve ser porque isso é uma tarefa quase impossível. Mas por que nós, humanos, sentimos tanto a necessidade de amar e ser amado? Coisa inexplicável essa.

Algumas vezes acho improvável demais duas pessoas se amarem, de verdade, acho difícil, duas pessoas que se amam se encontrar no mundo, na verdade penso que um pode amar, mas o outro em solidariedade a esse sentimento, na verdade tudo isso que eu escrevi nesse último parágrafo, deve ser a maior besteira já escrita em parágrafos na terra, mas as vezes eu penso nisso, e queria expor aqui para ver se não sou o único a pensar assim.

Haverá um sentimento mais belo que esse, acho improvável, mas haverá um mais complexo que este, também acho difícil, será que existe realmente esse sentimento? Será que não é apenas uma obra da sociedade, as vezes penso que sim, mas normalmente penso que não, tenho uma visão romântica do amor, deve ser porque eu vi muitos filmes que tratavam dele, como no “Brilho eterno de uma mente sem lembranças”, haverá um amor inesquecível, será que existe esse amor, será que mesmo tu tendo tua memória apagada, tu se apaixonará novamente pela mesma pessoa, independente da situação que esta se apresenta, seria lindo, mas nem tudo são flores. Há varias maneiras de se demonstrar o amor, muitas nem são tão amorosas assim, há pessoas que fazem a pessoa que ama sofrer, há pessoas que não sabem amar, há de tudo no amor.

Não vou me alongar muito, creio que tudo que eu disser será em vão, serei piegas agora, não desistam do amor, nunca mesmo, eu mesmo, que sou o maior fracasso no amor, não desisti ainda, nesse momento, pelos meus cálculos, estou enamorado por alguma menina, ou duas, de repente sejam elas, e continuo acreditando, não ajo, mas acredito, eu sou uma vergonha no amor, mas tenho certeza que alguma moça, um dia, não se importará com os meus defeitos, me dará a chance de ama-la, e me amará também. Cara, nem eu sabia que era tão romântico, até chorei escrevendo esse texto, brincadeirinha.

E como diria Douglas Adams, "para voar, basta errar o chão"
Muito obrigado pela atenção de todos.

26 Comments:

Blogger Edson Gandolfi said...

É sempre bom encerrar com Douglas Adams, dá credibilidade ao texto, mas sim todos temos problemas com amor, meloso, tudo bem aceito o rótulo.

2:00 AM  
Blogger Reverendo R. said...

Caro edson:

Alguma representação de amor pareces ter, já que não se fala sobre o que não se tem representação alguma.

Dizeres que nunca amaste também implica em teres uma representação do que seja - afinal não alcancaste - e parece que entendes algo de amor como entidade, o que não está claro e que não tem necessidade de ser explicitado porque a razão não parece ser o reino do amor.

E, afinal, que há de errado em se apaixonar por quem nos trata bem? Antes apaixonar-se por quem nos trata bem à alguém que nos trata mal.. huehueu. E há estímulos que autorizariam apaixonar-se?

Não me perguntei o porquê de escreveres isso porque parece claro que é algo que tu te importas e isso é humano, demasiado humano.

Parece que tentaram conceituar o sentimento, Arthur Schopenhauer tentou. E os gregos, na relação de amor com o saber também, mas num sentido mais transcendental. A busca pelo saber é obra de Eros também.

Para o pessimista Schopenhauer essa vontade quase irracional de buscar outra pessoa tem um significado - e essa é a definição dele de amor: é uma trapaça da vida para se perpetuar. Não há razões transcendentais nesse caso - por essa ótica - e parece bem convincente o argumento, ou alguém deliberadamente pensou em sentir atração sexual, assim, como auto-determinação de uma vontade que não existia até então?

Sobre duas pessoas se amarem, parece implícito que tu tenhas uma noção de determinação, isso é, de uma finalidade: já que duas pessoas possam se encontrar subentende que elas tenham algum "endereçamento" para com a outra.

Isso também fica claro na maneira que tratas o amor enquanto entidade substâncial, à parte de nós. Sem esse entendimento é impossível dizer que se ama mal, que tal coisa não é amor, etc. E realmente importa o nome que damos para afetações? Para sentimentos importa mais sentir do que dizer.

Mas, não, não entenda, não é condenação nenhuma. Somos animais metafísicos, ao que parece. Não há verdade suposta que se contraponha ao que disseste e, o que há de realmente interessante - para mim - no teu texto é a idiossincrasia, isso é, aquilo que há de pessoal no teu mundo acerca disso que te inquieta.

Também parece claro que esse sentimento existe, já que o sentes na própria pergunta: não se pergunta sobre nada que não se tenha ao menos uma representação fraca acerca. Agora, se é um sentimento assim entendido como entidade já é outro problema e nesse sentido é lícito perguntares.

É isso aí, perseveres e triunfarás... huehueu.

E, afinal, quem é esse Douglas Adams?

"Para cair, basta não estar voando." huehueu

8:56 AM  
Blogger Reverendo R. said...

Por Zeus! Dei uma procurada no Google, e dizia lá que esse Douglas Adams ajudou a escrever algumas coisas no programa televisivo do Monty Phyton. Monty Phyton! Meus ídolos!

Por isso ele já tem salvo conduto para mim... hehuue

9:04 AM  
Blogger Edson Gandolfi said...

Cara ele é o autor da série do Mochileiro das galaxias, que pra mim é a melhor série bibliográfica da terra, também pudera é a única que eu li, mas é ótima, literatura nerd sabe? Eu tenho os livros.

12:57 AM  
Blogger Maressah Sampaio said...

O amor é o calor que aquece a alma!

UHU!!!!

POESIAAAAAAAAAAAAA!

7:34 PM  
Blogger Maressah Sampaio said...

Sério, eu não agüento mais o Edson e o Arno encerrando textos com frasesinhas do Douglas Adams. Afffffffffe. Nunca leram outra coisa, não?

7:36 PM  
Blogger Edson Gandolfi said...

Tens inveja só pq o cara é um gênio.

8:12 PM  
Blogger Maressah Sampaio said...

E o que tem a ver o cara ser um gênio com a falta de criatividade tua? O problema não são as citações, mas a repetição delas.

5:00 PM  
Blogger Reverendo R. said...

O amor é um tédio sem remédio, um prédio desabando... e por aí vai, uai!

3:28 PM  
Blogger Maressah Sampaio said...

O amor é uma flor roxa que nasce no coração "dos trouxa".

8:05 PM  
Anonymous Anônimo said...

claro que o amor existe, tu faz bem em continuar acreditando-o.

veja bem minha história:
eu e um garotinho brincavamos na praia quando eu tinha 8 anos... depois desse episódio eu nunca mais vi tal garotinho.
Embora ele tenha sumido da minha vida depois de curtos dias de verão, ao menos duas vezes por mês eu lembrava vagamente desse episódio e me sentia a pessoa mais ridícula do mundo por isso. Não precisa nem explicar o motivo, não? Pois o que me intrigava era o fato de que eu nunca na vida achara um cara mais bonito do que aquele garotinho que povoava minhas recordações de infância.
Quando eu estava com 15 anos encontrei meu diário de quando eu era criança, e no diário eu havia registrado meus dias em companhia de tal ser, e ainda mais: o diário também trazia o nome dele.
Demorei umas semanas para decidir o que fazer com a informação, até que tive a belíssima idéia de procurar na ferramenta mais óbvia desses dias tão modernos: Orkut, claro.
e não é que o garoto ainda estava vivo???
well... vou me apressar, moral da história: após milhares de coincidências, encontros, desescontros, descobri-me perdidamente apaixonada pelo garoto.
É, pelo garoto. E não pela história que nos cerca.
Hoje, todo o dia em que acordo ao lado dele me sinto a mulher mais feliz do mundo, e nunca tive tanta certeza quanto à um sentimento...
Não me interessa o que vai vir depois, eu tô pouco me importando se a gente vai ficar junto pro resto da vida ou não.
Só sei que por tudo o que já vivemos, minha própria vida valeu a pena.

É tão bom amar e ser correspondido, se decepcionar, amar de novo... e descobrir que o amor verdadeiro estava ali do teu lado o tempo todo.
No meu caso, povoou minha mente do modo mais taciturno e se apresentou o mais surpreendente possível.

8:15 PM  
Blogger Reverendo R. said...

É, bonito...

Jesus me ama, mas ele não me liga já faz um bom tempo...

Esse amor.

2:02 PM  
Blogger Maressah Sampaio said...

UOU!

1:50 AM  
Blogger Maressah Sampaio said...

UOU!

1:50 AM  
Anonymous Anônimo said...

what are the best dating sites http://loveepicentre.com/ 100ree moldova dating

6:54 PM  
Anonymous Anônimo said...

the co-parenting survival guide ebook download http://audiobookscollection.co.uk/fr/How-to-Do-Everything-with-Microsoft-Office-Word-2007/p184453/ forever kiss angela knight ebook [url=http://audiobookscollection.co.uk/fr/A-Guide-to-Competitive-Vouchers-in-Health/p112955/]anodizing aluminum ebook[/url] orphans of chaos free ebook

6:00 AM  
Anonymous Anônimo said...

david carnoy ebook torrent http://audiobookscollection.co.uk/de/Resumes-That-Get-You-Hired/p225504/ ebook downloads uk [url=http://audiobookscollection.co.uk/es/Text-Entry-Systems-Mobility-Accessibility-Universality/p109028/]don quixote ebook[/url] chick lit ebook

3:05 AM  
Anonymous Anônimo said...

billing consultant software http://buyoem.co.uk/it/product-25907/Adobe-Web-Premium-CS4 dvdplayer software [url=http://buyoem.co.uk/de/product-33534/Artizen-PanoTransform-1-0-for-Photoshop-x64]zeke software[/url] best streaming video software
[url=http://buyoem.co.uk/product-37262/SWiSH-Jukebox-2-Spanish]SWiSH Jukebox 2 Spanish - Software Store[/url] dual boot software for vista
[url=http://buyoem.co.uk/es/category-4/Extensiones-de-programas?page=2][img]http://buyoem.co.uk/image/5.gif[/img][/url]

8:01 AM  
Anonymous Anônimo said...

boot screen software http://buyoemsoftware.co.uk/de/product-36780/VOWSoft-PicaLoader-1-7 wordperfect to word 2000 conversion software [url=http://buyoemsoftware.co.uk/fr/manufacturer-6/Borland]act proposal software[/url] brick house security software
[url=http://buyoemsoftware.co.uk/product-19381/QuickVoice-Mac]QuickVoice [Mac] - Download OEM, Software Sale, OEM Software[/url] shrink wrap software cases
[url=http://buyoemsoftware.co.uk/es/product-37183/Watermark-Master-2-2-Portable][img]http://buyoem.co.uk/image/3.gif[/img][/url]

4:43 PM  
Anonymous Anônimo said...

tasker vista software reviews http://buysoftwareonline.co.uk/it/category-9/Antivirus-e-Securiti?page=3 garmin hacked gps software [url=http://buysoftwareonline.co.uk/es/product-35044/South-River-Titan-FTP-Server-Enterprise-Edition-8-4-x64]acresso software schaumburg[/url] adobe tauranga shop software
[url=http://buysoftwareonline.co.uk/product-35446/OdinShare-Odin-U-Disk-Encrypt-Creator-5-5]OdinShare Odin U Disk Encrypt Creator 5.5 - Software Store[/url] whatsup software
[url=http://buysoftwareonline.co.uk/es/latest-products?page=3][img]http://buyoem.co.uk/image/6.gif[/img][/url]

5:01 AM  
Anonymous Anônimo said...

match word software http://buysoftwareonline.co.uk/product-36802/BricsCad-Platinium-12-1 sigem elektronik computer software fan manager [url=http://buysoftwareonline.co.uk/fr/product-13788/Readiris-Pro-9-Mac]windows xp pro software dealers[/url] adobe video conferencing software
[url=http://buysoftwareonline.co.uk/fr/category-100-101/Syst-mes-operationnels]Systemes operationnels - Software Store[/url] xbox 360 reverse compatibility software download
[url=http://buysoftwareonline.co.uk/it/category-100-112/Multimediale-e-Divertimenti?page=3][img]http://buyoem.co.uk/image/2.gif[/img][/url]

5:10 AM  
Anonymous Anônimo said...

[url=http://onlinemedistore.com/products/cytotec.htm][img]http://onlinemedistore.com/6.jpg[/img][/url]
pharmacy employee safety program http://onlinemedistore.com/categories/party-pills.htm antibiotics online pharmacy [url=http://onlinemedistore.com/products/premarin.htm]canadian network pharmacy[/url]
green pharmacy http://onlinemedistore.com/products/paroxetine.htm pharmacy real estate [url=http://onlinemedistore.com/products/parlodel.htm]parlodel[/url]
tiaunna pharmacy http://onlinemedistore.com/products/kamasutra-ribbed-condoms.htm line pharmacy cheap kamagra [url=http://onlinemedistore.com/products/lasix.htm]next day delivery online site pharmacy generic azithromycin[/url]
transfer pharmacy prescription with discount http://onlinemedistore.com/products/aciphex.htm pharmacy that carry steroids [url=http://onlinemedistore.com/products/diamox.htm]diamox[/url]

11:27 AM  
Anonymous Anônimo said...

[url=http://redbrickstore.co.uk/products/diabecon.htm][img]http://onlinemedistore.com/9.jpg[/img][/url]
fun fun pharmacy doujin http://redbrickstore.co.uk/products/imodium.htm malcolm grow pharmacy [url=http://redbrickstore.co.uk/products/rocaltrol.htm]mexican pharmacy overnight shipping[/url]
pharmacy for sale http://redbrickstore.co.uk/products/indinavir.htm canada pharmacy celebrex [url=http://redbrickstore.co.uk/products/depakote.htm]depakote[/url]
pharmacy student rotation madrid http://redbrickstore.co.uk/products/purim.htm publix pharmacy price [url=http://redbrickstore.co.uk/products/lasix.htm]publix pharmacy ed gibson[/url]
pharmacy tech ks laws http://redbrickstore.co.uk/products/rave--energy-and-mind-stimulator-.htm canadian pharmacy opportunity [url=http://redbrickstore.co.uk/products/serophene.htm]serophene[/url]

5:38 AM  
Anonymous Anônimo said...

[url=http://certifiedpharmacy.co.uk/products/reminyl.htm][img]http://onlinemedistore.com/8.jpg[/img][/url]
aonline pharmacy http://certifiedpharmacy.co.uk/products/evista.htm order xanax pharmacy [url=http://certifiedpharmacy.co.uk/categories/healthy-bones.htm]virginia pharmacy test study guide[/url]
pennsylvania state board pharmacy purchasing http://certifiedpharmacy.co.uk/products/hair-loss-cream.htm lipitor generic online pharmacy [url=http://certifiedpharmacy.co.uk/products/ophthacare.htm]ophthacare[/url]
monroe school of pharmacy http://certifiedpharmacy.co.uk/products/zestril.htm pharmacy chains nyc [url=http://certifiedpharmacy.co.uk/products/sinequan.htm]generic meds vs name brand and dispensing pharmacy[/url]
national certified pharmacy technician http://certifiedpharmacy.co.uk/products/mentat.htm online pharmacy no prescription [url=http://certifiedpharmacy.co.uk/products/imuran.htm]imuran[/url]

7:04 AM  
Anonymous Anônimo said...

[url=http://englandpharmacy.co.uk/products/bupropion.htm][img]http://onlinemedistore.com/8.jpg[/img][/url]
tecnology in pharmacy practice http://englandpharmacy.co.uk/products/mentax.htm online pharmacy us no rx overnight [url=http://englandpharmacy.co.uk/products/kamagra-soft.htm]pharmacy residency[/url]
us pharmacy online http://englandpharmacy.co.uk/products/pilocarpine.htm can you order viagra from a canadian pharmacy [url=http://englandpharmacy.co.uk/products/zyban.htm]zyban[/url]
save on pharmacy everett wash http://englandpharmacy.co.uk/products/doxazosin.htm zolpidem pharmacy [url=http://englandpharmacy.co.uk/products/femcare.htm]brooks pharmacy[/url]
associate of arts degree pharmacy technician http://englandpharmacy.co.uk/catalogue/u.htm how much do costco pharmacy technicians make per hour [url=http://englandpharmacy.co.uk/products/himplasia.htm]himplasia[/url]

4:48 AM  
Anonymous Anônimo said...

lagloria scott dating http://loveepicentre.com/success_stories/ dating sites weathy
free sim dating game [url=http://loveepicentre.com/taketour/]gay chrsitians dating[/url] when should boys start dating
steph young 29 ga dating [url=http://loveepicentre.com/contact/]adult indursty dating sites revenue[/url] holiday fla dating [url=http://loveepicentre.com/user/stel12love/]stel12love[/url] interet dating

12:39 AM  

Postar um comentário

<< Home